top of page

Não instale um Circuito Interno de TV antes de ler isto!

  • Foto do escritor: Hugo Amaral
    Hugo Amaral
  • 10 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura

É muito além de conectar câmeras a um monitor


ree
Circuito Fechado de Televisão

Definindo o objetivo

CFTV ou circuito fechado de TV, também chamado de circuito interno de TV, é um conjunto de câmeras ligadas a uma sala de monitoramento. As imagens podem ser armazenadas localmente ou em nuvem e da mesma forma podem ser monitoradas local ou remotamente.

Existe uma gama de soluções para CFTV a depender da aplicação e tamanho do orçamento.

Como escolher um sistema de circuito interno de TV?

Qual é o tipo de imóvel? Apartamento, casa, edifício residencial/comercial, escritório, indústria, etc.

Qual é a o objetivo da monitoração? Proteger patrimônio, evitar intrusão, evitar acesso não autorizado em área perigosa, monitorar testes em áreas perigosas para seres humanos na indústria.

As câmeras serão ostensivas ou discretas?



Analógico ou digital

Uma vez definido o ambiente e o propósito, já se tem o objetivo do projeto e é possível partir para questões práticas.

Existem basicamente 2 formas de transmitir as imagens das câmeras instaladas para o local de monitoramento e, não existe melhor ou pior nesse caso, a topologia da sua rede será definida levando-se em conta as distâncias, as modificações de infra-estrutura e também a estética (por que não?)

Quando se utiliza câmeras analógicas, é necessário uma conexão ponto-a-ponto. O que é isso? Cada câmera (ponto A) deve ser ligada por cabo exclusivo até a porta correspondente (ponto B) no "stand-alone" ou gravador analógico. Em um sistema com 16 câmeras, por exemplo, serão 16 cabos chegando até a sala de monitoração. Imagine isso em sua casa? Essas câmeras além do cabo coaxial (esse tipo de rede é conhecida como balanceada) também necessitam de alimentação (5 ou 12V em corrente contínua). A rede balanceada que utiliza câmeras analógicas, apesar de utilizar mais cabos, normalmente é mais barata. Um dos inconvenientes é a instalação da grande quantidade de cabos do sistema.

Os sistemas digitais são mais flexíveis e mais limpos, porém mais caros. Câmeras digitais ou câmeras IP (Internet Protocol), como todo sinal digital em uma rede ethernet, podem compartilhar o mesmo meio físico de outros dispositivos. Seja uma rede dedicada para o CFTV ou uma infra-estrutura existente, as câmeras IP's possuem um identificação na rede o que permite que o sinal de várias câmeras transitem em um só cabo. Através dos concentradores chamados switches, é possível concentrar câmeras próximas e transmitir seu sinal para a sala de controle ou para outro switchconcentrador, e dali, seguir para a sala de controle.

As câmeras IP WiFi não necessitam de fios, mas por utilizar sinal eletromagnético, pode sofrer influência de estruturas ou outros dispositivos, o que reduz o seu alcance e estabilidade.


Alcance

Tão importante quanto o sistema como um todo, é a análise de seus componentes individualmente e, sem sombra de dúvida, o mais importante deles é a câmera. Para especificar as câmeras do projeto, independentemente se analógico ou digital, é preciso definir qual a distância entre a câmera e os pontos de interesse? No mercado atualmente, os tipos mais comuns têm iluminação infra-vermelho (IR), luz invisível para captação de imagens no escuro com alcance de 10, 20 ou 30 m.

O ângulo de abertura também é importante. Para algumas aplicações, por exemplo quando é necessário monitorar uma grande área com apenas uma câmera, a opção de grande angular deve ser escolhida para o projeto.


Zoom, Foco, PTZ

O zoom (aproximar ou distanciar) pode ser fixo (sem ajuste), ótico (ajuste através do movimento das lentes da câmera, sem perda de qualidade) e digital (quando se amplia a imagem digitalmente, perdendo resolução e qualidade). Da mesma forma o foco pode ser fixo ou ajustável. Por último, porém não menos importante, são os movimentos verticais (tilt) e horizontais (pan) que podem existir nas câmeras do tipo "domo" ou não, como nas câmeras do tipo "bullet". E o que é PTZ? Pan-Tilt-Zoom.


Espero que este artigo tenha ajudado a desenvolver seu projeto ou escolher seu fornecedor de equipamentos de segurança.



 
 
 

Comentarios


bottom of page